sábado, 30 de julho de 2011

Vida Melhor - Promoção: O que é Paula Fernandes pra você?

Meus queridos telespectadores é com muito prazer que eu divulgo a nova promoção do Vida Melhor. Se você tem o sonho de conhecer a cantora Paula Fernandes esse é o momento certo. Segue o regulamento, abaixo, da promoção e como você deve fazer para participar. Boa sorte a Todos!

PROMOÇÃO:

Os meus seguidores doTwitter podem participar da promoção “O que a Paula Fernandes é pra você?" e concorrer a uma visita ao camarim da cantora com o VIDA MELHOR!

O dono da resposta mais criativa em 140 caracteres vai com a equipe do Vida Melhor no show da Paula Fernandes no dia 06/08/2011 em São Bernardo do Campo (SP) e irá conhecer a cantora no camarim!

As respostas da pergunta “O que a Paula Fernandes é pra você?" devem ser enviadas para o twitter @claudiatenorio com a hashtag #PaulaFernandes até dia 03/08 (quarta-feira)

Participe!

REGULAMENTO

CONCURSO CULTURAL O QUE A PAULA FERNANDES É PRA VOCÊ?


1. A promoção é exclusiva para seguidores do @claudiatenorio no Twitter com mais de 18 anos.

2. As respostas devem ser enviadas para o twitter @claudiatenorio  com a hashtag #PaulaFernandes, dentro do contexto da pergunta “O que a Paula Fernandes é pra você?", com até 140 caracteres, até dia 03/08/11.

3. Cada concorrente poderá participar com quantas respostas desejar, desde que atendidas as exigências do item 2 acima.

4.  O(a) ganhador(a) será notificado via DM (Direct Message) no dia 04/08/11, e deve responder informando o nome completo, endereço e telefone.

5. O(a) ganhador(a) terá um prazo de 6 horas para se manifestar, contados a partir do contato via DM (Direct Message) feito pela produção através da @claudiatenorio. Caso contrário ele(a) perde o direito à premiação e o prêmio em questão será dado a outro participante escolhidos pela comissão julgadora do BLOG DA CLÁUDIA TENÓRIO.

6. A premiação será realizada mediante a confirmação dos dados do(a) ganhador(a) através de contato realizado pela produção do BLOG DA CLÁUDIA TENÓRIO.

7. Este é um concurso de caráter exclusivamente cultural realizado pelo BLOG DA ClÁUDIA TENÓRIO, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vinculado à aquisição ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço, nos termos da Lei 5.768/71 e do Decreto n° 70.951/72 e que estará sendo realizado no período de 30/07/2011 até 03/08/2011.

8. Qualquer pessoa envolvida na organização do concurso, está proibida de participar.

9. Durante o período do concurso, uma Comissão Julgadora integrada por membros do BLOG DA CLÁUDIA TENÓRIO se encarregará de escolher a melhor resposta encaminhada para o concurso, sendo sua decisão soberana e irrecorrível. Assim, será selecionada 01 (uma) resposta, cujo(a) autor(a) fará jus à visita ao camarim da Paula Fernandes e assistirá ao show.

10. Será premiado um(a) vencedor(a) no final do concurso.

11. Para a escolha do(a) ganhador(a), a Comissão Julgadora do concurso levará em conta as respostas que forem encaminhadas de 30/07/2011 até 03/08/2011dentre as quais promoverá a avaliação e escolha da mesma observando o critério criatividade, originalidade e adequação ao tema proposto.

12. Será contemplado um(a) ganhador(a) que, no dia do evento, terá acesso ao camarim da Paula Fernandes pela duração que a assessoria Talismã Produções autorizar, em que ficará livre para conversar e tirar fotos com a cantora, e assistir ao show.

13. A produção do BLOG DA CLÁUDIA TENÓRIO entrará em contato com o(a) vencedor(a) para organizar o horário de comparecimento, local de encontro e a visita ao camarim.

14. O(a) vencedor(a) não terá direito a acompanhante.

15. O BLOG DA CLÁUDIA TENÓRIO não se responsabiliza pelo deslocamento do(a) ganhador(a) até o show. As despesas com hospedagem, alimentação e passagens serão de responsabilidade do(a) ganhador(a) independente da cidade e estado onde residam.

16. O(a) ganhador(a) expressa ao participar da promoção a sua permissão para que a REDE VIDA DE TELEVISÃO e a produção do Programa VIDA MELHOR faça uso de seu nome e imagem numa matéria sobre esse encontro, para veiculação tanto na Internet como na televisão.

17. Em nenhuma hipótese o(a) premiado(a) poderá receber o valor do prêmio em dinheiro ou trocar o prêmio.

18. O(a) premiado(a) deste concurso cultural, declaram, desde já, serem de sua autoria as respostas encaminhadas ao concurso e que as mesmas não constituem plágio de espécie alguma, ao mesmo tempo que cedem e transferem ao BLOG DA CLÁUDIA TENÓRIO, sem quaisquer ônus para esta em caráter definido, plena e totalmente, todos os direitos autorais sobre o referido, para qualquer tipo de utilização, publicação ou reprodução na divulgação do resultado.

19. Ao encaminhar sua resposta, as participantes estarão concordando totalmente com este regulamento. Do mesmo modo, visando à divulgação do resultado desse concurso, as mesmas autorizam o uso do próprio trabalho, do nome e da imagem para o programa VIDA MELHOR, sem ônus de espécie alguma para a REDE VIDA DE TELEVISÃO e ao BLOG DA CLÁUDIA TENÓRIO. 

20. Os resultados deste concurso será divulgado dia 05/09/2011 no programa VIDA MELHOR, e após o anúncio feito pela apresentadora, será divulgado no BLOG DA CLÁUDIA TENÓRIO (www.claudiatenorio.blogspot.com)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vida Melhor - Culinária: Souflé de goiabada cascão com creme de queijo

Fernando Castanheiro - Chef
Tel.: (31) 3024-0718


INGREDIENTES:

1 CLARA
1 PITADA DE SAL
60 GR DE GOIABADA CASÃO EM BARRA PICADA
2 COLHERES (SOPA) DE ÁGUA PARA DISSOLVER A GOIABADA
1 COLHER (SOPA) DE REQUEIJÃO
1 COLHER (SOPA) DE CREAM CHEESE
LEITE O SUFICIENTE PARA DAR O PONTO DO CREME DE QUEIJO

MODO DE PREPARO:

EM FOGO BAIXO, NUMA PANELA, DISSOLVA A GOIABADA COM A ÁGUA ATÉ VIRAR UMA PASTA. RESERVE. SEPARADAMENTE, BATA A CLARA GELADA COM UMA PITADA DE SAL EM PONTO DE NEVE FIRME. MISTURE DELICADAMENTE À GOIABADA E COLOQUE EM RAMEQUINS (POTINHOS) UNTADOS COM MANTEIGA E AÇÚCAR. LEVE AO FORNO PRÉ-AQUECIDO A 280 GRAUS, POR 15 MINUTOS APROXIMADAMENTE, OU ATÉ CRESCEREM E DOURAREM EM CIMA. ENQUANTO ISSO, PREPARE O CREME DE QUEIJO. MISTURE A FIRO O REQUEIJÃO COM O CREAM CHEESE E ADICIONE UM POUCO DE LEITE PARA FICAR COMO UM MOLHO CREMOSO. SIRVA COM O SOUFLÉ IMEDIATAMENTE DEPOIS DE RETIRADO DO FORNO.



Vida Melhor - Culinária: Angú com carne sereno e crisp de couve

Fernando Castanheira - Chef
Site: http://www.adoreespacogastronomico.com.br/
Tel.: (31) 3024- 0718


INGREDIENTES:

250ML DE CALDO DE GALINHA
80G DE FUBÁ DE MOINHO
2 ESCALOPES (BIFES) DE MIOLO DE ALCATRA SERENADA
AZEITE PARA SELAR
4 FOLHAS DE COUVE
ÓLEO PARA FRITAR


MODO DE PREPARO:

MANTENHA O CALDO QUENTE. JUNTE O FUBÁ MEXENDO PARA NÃO EMPELOTAR. COZINHE POR 30 MIN MEXENDO. RESERVE CREMOSO. CORTE A COUVE EM TIRAS BEM FININHAS. AQUEÇA O ÓLEO E FRITE POR IMERSÃO POR 15 A 20 SEGUNDOS. COLOQUE SOBRE PAPEL ABSORVENTE PARA SECAR. RESERVE. AQUEÇA UMA FRIGIDEIRA E JUNTE O AZEITE. SELE OS BIFES DE MIOLO DE ALCATRA SERENADOS POR 2 MIN DE CADA LADO. CORTE EM TIRAS E SIRVA COM O ANGÚ E O CRISP DE COUVE.



Vida Melhor - Culinária: Bolo de milho - Cup Cake

Fernando Castanheira - Chef
Tel.: (31) 3024-0718




INGREDIENTES:

1 XÍCARA DE MILHO VERDE
1 XÍCARA DE AÇÚCAR
50 ML DE LEITE
100 ML DE LEITE DE COCO
2 COLHERES (SOPA) DE MANTEIGA
2 COLHERES (SOPA) DE COCO RALADO FRESCO
2 COLHERES (SOPA) DE QUEIJO CANASTRA RALADO - OPCIONAL
2 OVOS
1 GEMA
2 E 1/2 COLHERES (SOPA) DE FARINHA DE TRIGO

MODO DE PREPARO:

BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR.

ACRESCENTE 1 COLHER (CHÁ) DE FERMENTO EM PÓ.

UNTE UMA FORMA (OU AS FORMINHAS DE MUFFIN) COM MANTEIGA E AÇÚCAR E LEVE AO FORNO A 210 C POR +/- 25 MINUTOS, APROXIMADAMENTE.

Vida Melhor - Entrevista Dr. Hélio Castello + Matéria na Fipan

Recebi o Dr. Hélio Castello para falar sobre colesterol e também mostramos uma matéria que eu gravei na Fipan.

Vida Melhor - Entrevista Francisco Minharro

Recebemos o professor e doutor Francisco Minharro para falar sobre os direitos dos trabalhadores domésticos e sobre a nova lei que regulamenta a vida profissional dos trabalhadores domésticos.

Vida Melhor - Entrevista Joyce Coelho

Pra você que é vovó, vovô e cadeirante a marca de roupas sharisma, desenvolveu roupas super confortáveis e adaptadas para os deficientes físicos. É um projeto que vale muito apena divulgarmos.

Vida Melhor - Entrevista Dr. Bruno Satucci

O oncologista Dr. Bruno Satucci tratou de um tema muito importante que é o câncer na terceira idade.

Vida Melhor - Dra. Fânia (livro:Força Tarefa na dor em idosos) + matéria no CRI

Vida Melhor - Entrevista: Marcele Goes (Como usar estampas de onça)

Quem não gosta de usar uma peça de oncinha? A consultora de imagens Marcele Goes veio até o programa dar dicas de como usar oncinha e não pagar nenhum mico, confira!

Vida Melhor - Matéria: Marlon & Maicon (Gravação do DVD)

Marlon & Maicon gravaram um DVD em comemoração aos 10 anos de carreira e junto com eles a família para apoiar esse momento para lá de especial.

Vida Mehor - Entrevista Dr. Filippo Pedrinola (Hipotireoidismo)

Eu tive a honra de conhecer esse grande profissional e poder entrevista-ló no programa. O Dr. Filippo veio até o programa falar de um assunto muito importante, o hipotireoidismo e explicou o que seria e como se teve tratar. Confira abaixo!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Vida Melhor - Artesanato: Colcha crake

Ana Maria Patch - Artesã
Tel.: (11) 9998-8156

MATERIAL:

3,50 M de tecido 100% de algodão telanipo.
4,00 M de tecido 100% algodão liso na cor preta
Linha para costura gutermann 100% algodão na cor preta
Linha para quilt invisível
Maquina de costura
Placa, régua e cortador
5 M de manda acrílica com 0,8 cm
5 M de tecido liso azul para o fundo
Spray adesivo temporário

MODO DE PREPARO:

No tecido azul estampado cortar 4 tiras de 16 cm (para as bordas)
No tecido 1 cortar tiras com 5 cm
No tecido 2 cortar tiras de 5 cm
Que serão usados na parte central do bloco
Costurar uma tira preta, uma azul e uma preta, passar sempre colocando o tecido, mais claro sobre o mais escuro com auxilio do cortador e da régua cortar os blocos na medida de 13 cm.
Cortar tiras de 9,5 cm para os triângulos externos, cortar em quadrados de 9,5x9 cm e dividir na diagonal. Vão ser necessários 2 triângulos em tecido azul e 2 em preto para cada bloco, no total serão 120 blocos para formar o trabalho.
Unir os blocos, sendo 10 na largura e 12 no comprimento, colocar as tiras externas em tecido1, primeiro nas partes mais estreitas e depois na parte mais larga. Preparar o sanduiche (topo, manta, forro) unir a manta acrílica com alinhavo frouxo, para obter a largura do trabalho.
Costurar o tecido de fundo para obter a largura do trabalho e passe o adesivo temporário depois coloque sobre a manta acrílica alisando do meio para fora assim esta pronto o sanduiche.
Quiltar usando linha invisível em linha reta nos dois sentidos.
Para o acabamento use uma tira de 8 cm dobrada ao meio e prenda com o falso viés, caso queira poderá arrendondar os cantos.
Observação: O mesmo bloco pode ser feito usando outras cores.

MOLDE:
                            


Vida Melhor - Entrevista Dr. Marcos Natividade

Eu recebi o Dr. Marcos Natividade que é autor de cinco livros. Ele veio até o programa falar sobre modulação hormonal.

Vida Melhor - Entrevista Cantora Naíma

Uma grande cantora e uma excelente atriz, eu tive a honra de conversar com a Naíma!

Vida Melhor - Entrevista Marcos Casuo e Edu Garbim

Eu recebi dois grandes atores no palco do Vida Melhor, o Marcos Casuo e Edu Garbim que são do espetáculo Universo Casuo. Marcos Casuo é hoje o artista circense brasileiro mais conhecido no mundo, após excursionar com o Cirque du Soleil por 22 países.
Só para se ter idéia, entre 2002 e 2008, foi o único brasileiro a
participar do espetáculo "Alegria", para o qual criou cinco performances,
que são utilizadas até hoje pelo famoso circo: foi o único brasileiro, até
hoje, a conseguir tal feito.

Para quem não viu a peça ainda, vale muito a pena assistir, este final de semana será a última apresentação deles em São Paulo, no teatro Procópio Ferreira.

Vida Melhor - Entrevista Fernando Trevisan

Fernando Trevisan nos  falou sobre o legado da copa do mundo e das olimpíadas, os benefícios que esses eventos podem trazer.

Vida Melhor - Entrevista com o Dra. Rejane Macedo + Matéria na ONG Lumen

A equipe do Vida Melhor se propôs a tratar de um assunto de extrema importância, a paralisia cerebral em crianças, por isso conversamos com uma Dra. experiente no assunto que pode esclarecer algumas dúvidas, além da conversa mostramos uma matéria na ONG lumen.

Vida Melhor - Entrevista Dra. Vera Lucia + matéria de esgrima

A Dra. Vera Lucia deu vária dicas sobre as dietas corretas que temos que fazer, e deixar aquelas dietas malucas de lado, e que só fazem mal. Além desse bate papo tivemos uma  matéria super bacana sobre esgrima, um esporte que esta ganhando popularidade, e vale muito a pena conhecermos.

Vida Melhor - Entrevista Dr. Ralcyon Teixeira (Sarampo)

Vida Melhor - Entrevista Banda Mercosul

A banda Mercosul, que é um estouro no sul do país, veio até o programa bater um papo e mostrar as músicas que estão encantando os nossos ouvidos.

Vida Melhor - Matéria: Corcovado (Rio de Janeiro)

Eu fui até uma das 7 novas maravilhas do mundo, o Cristo Redentor, gravar uma matéria e ver a emoção das pessoas que estão lá para conhecer pela primeira vez, ou que estão retornando para consagrar o cristo que esta de braços abertos para nos receber! 

Vida Melhor - Entrevista Dalcides Biscalquin

Eu tive o prazer de bater um papo com o escritor Dalcides, que escreveu o livro: A vida é feita de escolhas!

Vida Melhor - Entrevista Marecele Goes (Uso correto do chapéu)

Marcele Goes - Consultora de imagem

Vida Melhor - Matéria Vôo de asa delta (Rio de Janeiro)

Na semana que eu fui para o Rio de janeiro eu gravei algumas matérias para o programa, e uma delas foi o vôo de asa delta na pedra bonita, um dos lugares, mais bonito do Rio!

Vida Melhor - Entrevista Dr. Rodrigo Amaral

O Dr. Rodrigo Amaral veio até o nosso programa dividir conosco uma nova técnica para cirurgia na coluna chamada Xlif, que foi desenvolvida por um médico brasileiro.

Vida Melhor - Entrevista com Yara Rocca

Eu entrevistei a jornalista Yara Rocca, que foi ao programa falar sobre as novas profissões de trabalhos que estão surgindo graças às redes sociais!

Vida Melhor - Artesanato: Cesta em caixa de papelão (Técnica de pintura)

Luiz Poletti - Artesão
Tel.: (11) 8282-8715


Materiais para técnica da pintura:

Tinta acrílica: preto, marrom escuro, marrom, caramelo, marfim e abóbora.
Pincéis : chato, angular e redondo nº 4

Passo a Passo

1-     Tampa: dar um fundo no papelão com verniz acrílico, secar. Passar uma demão de marrom escuro e em seguida transferir o desenho.
2-     Cesta (parte inferior): dar um fundo com a cor marrom escuro, secar. Fazer as divisões da cesta primeiro com um lápis branco aquarelado.
3-     Com o pincel redondo n º 4 e na cor marrom, fazer quatro linhas na vertical e quatro na horizontal, formando a trama.
4-     Em cima do marrom e um pouco menor traçar as linhas caramelo.
5-     Em seguida a cor marfim, dando a luz.
6-     Fazer sombras dos dois lados dos traços verticais, com a cor preta.

Vida Mellhor - Artesanato: Quadro patch embutido

Luiz Muraca - Artesão



LISTA DE MATERIAIS:

Quadro MDF (22 x 22) FABRIKOTA
Tecido Vermelho com estampas variadas para a maçã
Tecido Verde liso para Folha
Tecido Marrom para o caule
Tecido Marrom com estampa variada para a moldura
Tecido Creme com estampa floral para a parte central.
Botão quadrado verde – We Care About
Botão redondo de madeira country
Soutache Marrom
Placa de EPROM de 5 mm
Fio de Cizal
Tesoura/Lápis
Cola Branca TEK BOND
Estilete de Precisão
Desmanchador de Ponto
Tinta PVA BRANCA
Pincel 484-24 e 484-18
Carbono
Risco com motivo de maçã

 PASSO  A PASSO

1-Com Pincel 484-24 dar uma demão de Tinta PVA Branca em toda a peça e deixe secar.
2-Passe cola com pincel 484-18 sobre a peça  e cole a placa de EPROM de 5 mm na mesma medida do quadro (22 x22).
3-Coloque carbono sobre a placa e transfira o risco com motivo de maçã com auxilio do lápis.
4-Pegue o Estilete de precisão e vá cortando sobre o risco transferido na placa de EPROM.
5-Passe cola numa das parte do desenho e escolha uma das estampas na cor vermelha e cole nesta parte onde foi passado a cola.
5.1-Com o desmanchador de ponto vá vincando o tecido no corte feito com o estilete na placa de EPROM  e  corte com a tesoura o excesso de tecido.
5.2-Esta etapa descrita acima deverá ser repetida para as outras partes do risco , apenas variando a cor da estampa.
5.2.1-Faça o mesmo para o Caule  e para a Folha.
5.3-Faça o mesmo procedimento para criarmos a moldura no desenho , utilize agora os tecidos marrons com estampa variada.
5.4-O mesmo será feito para a parte central onde passaremos cola branca sobre a placa de EPROM e colaremos o tecido Creme com estampa floral, corte com auxilio da tesoura de forma que apareça  a maçã já feita anteriormente, e com o desmanchador de ponto vá vincando este tecido contornando toda a maçã.
6-Faça o acabamento colando com cola branca o Soutache Marrom contornando a moldura.
7-Passe o Fio de cizal no botão quadrado de cor verde -  We Care About  e cole sobre a maçã
8-Passe o Fio de cizal no Botão redondo de madeira country e cole nos cole nos cantos da moldura. 

Vida Melhor - Culinária Trouxinha de frango caipira em taioba com canjiquinha

Fernando Castanheira - Chef
Tel.: (31) 3024- 0718


INGREDIENTES:

20 ML DE AZEITE
1/3 DE CEBOLA EM BRUNOISE (BEM PICADA)
½ DENTE DE ALHO RALADO
1 PITADA DE SALSINHA
160 GR DE FRANGO CAIPIRA COZIDO E DESFIADO (OU FRANGO DE GRANJA)
2 FOLHAS DE TAIOBA (OU COUVE, ACELGA)
80 GR DE CANJIQUINHA DEIXADA DE MOLHO POR 24 HORAS
300 ML DE CALDO DE GALINHA QUENTE
SAL E PIMENTA A GOSTO

MODO DE PREPARO:

COMEÇE AQUECENDO O CALDO DE GALINHA E JUNTANDO A CANJIQUINHA QUE FICOU DE MOLHO. DEIXE COZINHAR ATÉ FICAR BEM COZIDA (CERCA DE 25 MIN). ENQUANTO ISSO, EM UMA FRIGIDEIRA QUENTE JUNTE O AZEITE E REFOGUE A CEBOLA. DEIXE POR 2 MIN E JUNTE O ALHO E O FRANGO DESFIADO. REFOGUE POR 2 MIN E ACERTE SAL E PIMENTA. SALPIQUE SALSINHA. RESERVE. AQUEÇA ÁGUA E MERGULHE 2 FOLHAS DE TAIOBA POR 30 SEGUNDOS. RETIRE IMEDIATAMENTE E DÊ UM CHOQUE TÉRMICO EM ÁGUA GELADA. SEQUE BEM. COLOQUE A FOLHA NO LADO DE DENTRO DE UMA CONCHA DE FEIJÃO, DEIXANDO BASTANTE SOBRA PARA FORA. RECHEIE CADA CONCHA COM O FRANGO. FECHE A “MEIA LUA” COM AS SOBRASDA FOLHA DE TAIOBA QUE FICARAM PARA FORA. MANTENHA QUENTE OU DEIXE NO VAPOR POR 3 MIN ANTES DE SERVIR. ACERTE SAL E PIMENTA DA CANJIQUINHA. NO CENTRO DE UM PRATO COLOQUE A TROUXINHA QUENTE. DEITE A CANJIQUINHA NAS LATERAIS. SIRVA BEM QUENTE.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Vida Melhor - Entrevista o cantor Salgadinho

Após fazer parte de um famoso grupo de pagode o compositor e também cantor Salgadinho, agora com carreira solo, foi até o programa bater um papo e mostrar os seus novos sucessos! 

Vida Melhor - Pede ajuda para uma doação de coração

Eu recebi no programa os pais de um menino muito especial, a Viviane e o Neymar que são pais do Cauê, uma linda criança de apenas dois anos que esta precisando de uma doação de coração. Para quem puder ajudar essa família eu peço a vocês que ajudem a divulgar esse vídeo, e segue também o número do Incor para maiores informações Tel.: (11) 3069-5000 / 3069-5016.

Vida Melhor - Entrevista Renato Lourenço (Gari sorrisso)

Eu tive o prazer de conhecer, e poder entrevistar essa pessoa maravilhosa que é o Renato Lourenço, por onde passa ele contagia. O gari sorriso tem uma história de vida bem bacana, e o melhor de tudo, ele tem amor por aquilo que faz. Deixo aqui para vocês uma frase que ele disse na entrevista que me marcou bastante: Devemos aplaudir quem sobe, e aparar quem desce! 

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Vida Melhor - Entravista: Marcele Goes (O uso da calça jeans)

A consultora de imagens Marcele Goes, deu ótimas dicas de como se usar uma calça jeans, modelos que pode deixar você, mais alta, mais baixa e por ai vai. Para quem é fã de calça jeans e não dispensa, ela por nada, não pode perder essas dicas maravilhosas que a Marcele compartilhou com a gente!

Vida Melhor - Culinária: Pot Pie de carne de sol com queijo canastra (Fernando Castanheira)

Fernando Castanheira - Chef
Site: http://www.adoreespacogastronomico.com.br/
Tel.: (31) 3024-0718

INGREDIENTES:

20ML DE AZEITE
200G DE CARNE DE SOL DE QUALIDADE
½ CEBOLA EM JULIENNE (TIRAS FINAS)
½ COL SOPA DE SALSINHA PICADA
80G DE QUEIJO CANASTRA MEIA CURA RALADO

BECHAMEL:
200ML DE LEITE
½ CEBOLA
1 FOLHA DE LOURO
1 DENTE DE CRAVO
15G DE MANTEIGA
15G DE FARINHA
SAL E NOZ MOSCADA A GOSTO

200G DE MASSA FOLHADA PRONTA
1 OVO BATIDO

MODO DE PREPARO:
DEIXE A CARNE DE SOL EM CUBOS GRANDES DE MOLHO EM ÁGUA POR 24 HORAS. COZINHE OS CUBOS EM UMA PANELA DE PRESSÃO COM ÁGUA ABUNDANTE POR 25 MIN. RETIRE E DESFIE. RESERVE. BECHAMEL: AQUEÇA O LEITE COM MEIA CEBOLA, 1 FOLHA DE LOURO E 1 DENTE DE CRAVO. DEIXE POR 20 MIN EM INFUSÃO E COE (RETIRANDO OS SÓLIDOS). RESERVE O LEITE QUENTE. EM OUTRA PANELA DERRETA A MANTEIGA E JUNTE A MANTEIGA. DEIXE POR 1 MIN E JUNTE O LEITE AOS POUCOS, MEXENDO PARA NÃO EMPELOTAR. DEIXE COZINHANDO POR 8 MIN EM FOGO MÉDIO, SEMPRE MEXENDO. ACERTE SAL E NOZ MOSCADA. EM UMA FRIGIDEIRA QUENTE COLOQUE O AZEITE E JUNTE A CARNE DESFIADA. MEXA POR 3 MIN E JUNTE A CEBOLA. ACERTE SAL E PIMENTA SE NECESSÁRIO. FINALIZE COM SALSINHA PICADA. JUNTE O CREME E O QUEIJO, ATÉ FICAR BEM CREMOSO. COLOQUE ESSA MISTURA EM RAMEQUINS (OU VASILHAMES INDIVIDUAIS) E CUBRA COM UMA RODELA DE MASSA FOLHADA. PINCELE OVO BATIDO E LEVE AO FORNO ATÉ DOURAR E CRESCER LEVEMENTE. SIRVA QUENTE.

Vida Melhor - Culinária: Creme picante de iogurte natural (Carol Sauer)

Carol Sauer - Chef

CREME PICANTE DE IOGURTE NATURAL

INGREDIENTES:

1/2 LITRO DE YOGURTE
1 CEBOLA PEQUENA
2 TALOS DE SALSÃO
4 COL AZEITE EXTRA VIRGEM
1 RAMO DE DILL
1 PEDAÇO PEQUENO DE PIMENTA VERMELHA FRESCA
2 COL VINAGRE BRANCO
SAL
4 FATIAS DE PÃO DE FORMA
ERVAS AROMÁTICAS (TOMILHO, SALSINHA MANJERICÃO)
1 COL DE MANTEIGA SEM SAL

MODO DE PREPARO:

LIMPE O TALO DE SALSÃO ELIMINANDO AS FIBRAS, PIQUE EM RODELAS FINAS, O SALSÃO E A CEBOLA. COLONO NUM LIQUIDIFICADOR O YOGURTE A CEBOLA A PIMENTA O SALSÃO E O SAL. BATA ATÉ OBTER UM CREME HOMOGÊNEO, JUNTE O AZEITE O VINAGRE E O DIL, E VOLTE A BATER. COLOQUE ESSA MISTURA NA GELADEIRA. CORTE AS FATIAS DE PÃO COM A BOCA DE UM COPO. PIQUE AS ERVAS AROMÁTICAS E MISTURA NA MANTEIGA E PASSE NÃO PÃO, LEVE AO FORNO PARA TOSTÁ-LAS. PARA SERVIR É SÓ TIRAR DA GELADEIRA E DECORAR COM FOLHAS DE ERVA DOCE PARA DECORAR. SERVIR FRIO.

Vida Melhor - Culinária Consommé com gnocchetti de semolina (Carol Sauer)

Carol Sauer - Chef
PARA O CALDO (1 L)

INGREDIENTES:

4 CENOURAS 
6 CEBOLAS PEQUENAS
4 TALOS DE SALSÃO
2 CRAVOS
1 FOLHA DE LOURO
OSSOS COM CARNE
1 L DE ÁGUA

MODO DE PREPARO:

PICAS GROSSEIRAMENTE E LEVAR AO FOGO, COAR A GORDURA EMERGENTE E RESERVAR O CALDO.

GNOCCHETTI:

100 G DE FARINHA DE SEMOLINA
1 OVO
20G DE PARMESÃO RALADO
SAL

MODO DE PREPARO:

NUMA TIGELA MISTURE OS INGREDIENTES, QUANDO ESTIVEREM HOMOGÊNEAS COLOQUE EM UM SACO DE CONFEITAR COM A BOCA LARGA. COM O CALDO PRONTO FERVENDO COLOQUE AOS POUCOS OS NHOQUINHOS DO SACO DE CONFEITAR NO CALDO. PARA SERVIR MISTURE UM POUCO DE PIMENTA 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Vida Melhor - Matéria: Pinguinário

A nossa repórter Adriana Guimarães foi até o pinguinário do Sabina, conferir de pertinho como vive os pingüins. Este é um ótimo passei para as férias. Veja na integra a matéria que ficou muito bacana!
Sabina Parque do Conhecimento, Santo André – SP
Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso.
A visita ao público pode ser feita aos finais de semana no período das 9h às 17h.
Ingresso : R$ 10

Vida Mlehor - Entrevista Dr. Edson Monteiro (Osteoporose)

Eu tive o prazer de receber no programa o médico Dr. Edson Monteiro para falar sobre a osteoporose, uma doença que atinge os ossos. Estima-se que que mundialmente 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens acima da idade dos 50 tem osteoporose. Ela é responsável por milhões de fraturas anualmente, a maioria envolvendo vértebras lombares, quadril e punho. Confira abaixo a entrevista!

Vida Melhor - Entrevista Dr. Dario Birolini (Prevenção do Trauma)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Vida Melhor - Artesanato: Peso de porta em forma de espantalho

Dona Fran - Artesã
Blog: fotolog.terra.com.br/donafran
Tel.: (11) 2839-1474


MATERIAIS:

MALHA LARANJA,
MALHA MARROM (NARIZ),
BOLINHA DE ISOPOR,
PLUMANTE SILICONIZADO,
FELTRO VERDE,
PALHA DA COSTA,
CAPIM BARBA DE BODE,
CHAPÉU DE PALHA,
LATA DE MOLHO DE TOMATE VAZIA,
COLA QUENTE, AREIA

CABEÇA: CÍRCULO COM 20 CM
CORPO: CÍRCULO COM 30 CM
ABÓBORAS PEQUENAS DE DECORAÇÃO: CÍRCULO COM 8 CM

MONTAGEM:

PARA O CORPO, FAZER UM FUXICO COM O CÍRCULO DE 30 CM, COLOCAR A LATA DE MOLHO DE TOMATE CHEIA DE AREIA DENTRO, ENCHER EM VOLTA DA LATA COM PLUMANTE SILICONIZADO E FECHAR O FUXICO. PARA A CABEÇA, FAZER O FUXICO COM O CÍRCULO DE 20 CM, ENCHER COM PLUMANTE SILICONIZADO, FECHAR, FAZER 8 DIVISÕES COM LINHA DE BORDAR APERTANDO PARA DAR O FORMATO DA ABÓBORA. PARA O NARIZ, CORTAR A BOLA DE ISOPOR AO MEIO, FAZER FUXICO COM A MALHA MARROM, COLOCAR DENTRO METADE DA BOLINHA DE ISOPOR E FECHAR O FUXICO. CORTAR EM FELTRO VER DE A DECORAÇÃO DO PESCOÇO, AS TIRAS DO MEIO E AS FOLHAS, COLAR A DECORAÇÃO DE FELTRO EM CIMA DO CORPO, COLAR 2 TUFOS DE PALHA DA COSTA EM CIMA DO FELTRO COMO OS BRAÇOS, COLAR A CABEÇA, COLAR TUFOS DE PALHA DA COSTA NA CABEÇA, COLAR O CHAPÉU, COLAR O NARIZ, DECORAR COM 2 ABÓBORAS PEQUENAS DE FUXICO FEITAS DA MESMA FORMA QUE A CABEÇA, COLAR UM POUCO DE CAPIM BARBA DE BODE, DECORAR COM FLORES DE FUXICO, PASSARINHOS, FAZER OS OLHOS E COLAR AS FOLHAS, COLAR TIRAS DE FELTRO E LAÇOS DA PALHA DA COSTA PARA


Vida Melhor - Culinária: Sopa de abóbora

Dulce Cristina - Chef
Tel.: (11) 3499-8999 / 8116-8999


INGREDIENTES:

2 CEBOLAS PEQUENAS RALADAS
1 COLHER (SOPA) DE MARGARINA
1 COLHER (SOPA) DE AZEITE
1/2 KG DE ABÓBORA DESCASCADA E CORTADA EM CUBOS PEQUENOS
ÁGUA O SUFICIENTE PARA COBRIR A ABÓBORA
1/2 COLHER (CHÁ) DE AÇÚCAR
SAL A GOSTO
1/2 SACHE DE TEMPERO DE ERVAS FINAS
1/2 CAIXA DE CREME DE LEITE
CASTANHA DE PARÁ TRITURADA

MODO DE PREPARO:

EM UMA PANELA DOURE A CEBOLA NA MARGARINA, COLOQUE OS CUBOS DE ABÓBORA E CUBRA COM ÁGUA E DEIXE FERVER, ADICIONE O AÇÚCAR, SAL DEIXE FERVER ATÉ A ABÓBORA FICAR MACIA. RETIRE DO FOGO E BATA A ABÓBORA NO LIQUIDIFICADOR ADICIONANDO A ÁGUA DO COZIMENTO AOS POUCOS ATÉ FICAR UM CREME, ACRESCENTE NESTE MOMENTO O CREME DE LEITE. VOLTE O CREME PARA A PANELA E AQUEÇA, NA HORA DE SERVIR SALPIQUE SOBRE O CREME A CASTANHA DO PARÁ.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Vida melhor - Artesanato: Girafa de pano

Laura Poupeé - Artesã
Tel.: (11) 3586-0091 
MATERIAL:

Tesoura
Cola quente e pistola
Agulhas de diversos tamanhos e linha para costurar
(cor que combine com o tecido)
Alfinetes
Palito comprido (churrasco ou hashi – palito japonês)
Máquina de costura
Linha para bordar (para pregar os botões)
Tinta PVA marrom e fita adesiva
Enchimento (de preferência plumante siliconado)
2 folhas 21x28 de acetato transparente (serve capa de
caderno, cartolina…) para cortar o molde
Tecido (100% algodão) com estampa de sua
preferência
Retalhos de feltro marrom
4 botões grandes (4cm de diâmetro)
2 botões pequenos para os olhos

PASSO-A-PASSO:

1. Fazer uma cópia Xerox do molde e colar o mesmo no papel cartão ou, se preferir, riscar o molde no acetato transparente. Recortar os riscos, facilitando assim a cópia dos mesmos sobre o tecido.
2. Riscar o tecido conforme descrito no molde, dobrando o tecido ao meio, sempre do avesso. (1x para o corpo + 4x para as patas)
3. Depois de riscado, levar o tecido à máquina de costura e passar uma costura simples sobre o tracejado. Respeitar as aberturas para enchimento conforme descrito no molde.
4. Depois de costurar todas as peças, fazer pequenos picotes ao redor das partes arredondadas (cuidado para não cortar a costura) e, depois, virar todas as peças para o lado direito.
5. Por meio da abertura do corpo encher com plumante – o suficiente para ficar durinho e bem estruturado.
6. Para as patas, cortar pequenas aberturas no topo interno das mesmas e proceder conforme acima para o enchimento.
7. Fechar as aberturas com ponto de costura invisível.
8. Pintar, com tinta PVA, as pontas das patas (limitar a área de pintura com fita adesiva) e o mesmo para formar o focinho.
9. Depois de seco, montar a girafa – costurar as patas e pregar os botões para dar articulação.
10. Cortar o feltro, no comprimento de sua preferência, para formar a crina e o rabo da girafa.
11. Cortar as orelhas, conforme molde, no feltro marrom. Dar um pequeno ponto de costura juntando as duas partes inferiores da orelha e costurar na cabeça da girafa.
12. Para a crina: cortar uma tira de 5cm de largura de feltro marrom, dobrar ao meio e passar uma costura reta na lateral esquerda. Do outro lado da peça, fazer pequenos cortes paralelos (até o limite da costura) para formar a crina.
13. Colar a crina no pescoço da girafa com cola quente ou costurar se preferir. O mesmo deverá ser feito para posicionar o rabo.
14. Costurar os botões dos olhos.
15. E pronto, sua girafa está finalizada. Agora, use a sua criatividade
para dar mais personalidade para sua Filomena.