domingo, 13 de março de 2011

"Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai -nos do mal" Mateus 6:13



Essa é a súplica que está no final da oração que Jesus nos ensinou.
Nós vivemos num mundo onde coisas ruins acontecem a pessoas boas e onde coisas boas acontecem a pessoas ruins. Isso faz parte do mundo. Não é dessa contigência natural da vida aqui nesse mundo que Jesus nos alerta a suplicar. Em algumas traduções da Bíblia essa oração diz, "livrai-nos do maligno".
Na bíblia também encontramos uma oração em que Jesus pede ao pai que não nos tire do mundo , mas que nos livre do maligno.
No mundo teremos momentos bons e ruins, mas precisamos ficar atentos para não darmos lugar ao mal. O que jesus nos ensina é que temos que enfrentar as contigências da nossa existência, sabendo que o mal existe e que devemos evitar ações que nos levam a consequências ruins e muitas vezes desastrosas. Quando nos ensina a orar para que Deus nos livre do mal, Ele mesmo nos diz, que devemos estar atentos às coisas do mal,. O fato é que quando nos aproximamos do mal e nos deixamos ser usados pela força do mal, ficamos maldosos e consequentemente infelizes.
Na oração do "Pai nosso", Jesus deixa claro que podemos evitar o mal em nossas vidas. Ao escapar do mal, escapamos das consequências do mal, que sempre são ruins. É possível resistirmos ao mal. Podemos perceber o mal que vem em nossa direção e enxergar que o mal quer nos roubar a convivência e amizade com Deus. Por esse motivo,  devemos pedir a Deus que nos livre da ação do malígno, dos malvados e dos maldosos e mais importante, que nos livre deles e nos livre de tornarmo- nos maldosos.
Hoje o meu desafio é lembrar de suplicar a Deus que me livre do mal. Que Deus me ajude a discernir o que não é para o meu bem e nem para o bem do meu próximo. Que Deus me livre desde as pequenas coisas, que as vezes chamo de "maldadezinhas"... até as maiores que sei que é um grande mal.
Que Deus me ajude a viver em coerência com o que escrevo agora.  Desafio você a vir comigo, para viver sob a luz de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário