quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Faça o seu jogo americano natalino e deixe sua ceia linda



DECORAÇÃO DE MESA DE NATAL COM TÉCNICA DE SCRAPBOOK
OU SCRAP DÉCOR

1 Sousplat (apoio para o prato)
1 porta talheres individual
Tags para identificação de pratos ou apenas decorativas
Apliques adicionais para decoração de caixas de presente, vidros, etc.

MATERIAL NECESSÁRIO (recalcule dependendo de quantos lugares da mesa quer decorar):

1 folha de papel 180gr vermelho dupla face, no tamanho de 48 x 66cm
1 folha de papel 180gr verde bandeira dupla face, no tamanho de 30,5 x 30,5cm
1 folha de cartolina ou similar 150gr ou 180gr
1 folha de papel para scrapbook poá branco e vermelho
Tesoura
Cola branca para artesanato
Fita dupla face de espuma, conhecida como fita banana
Molde da folha natalina
Palitinhos de madeira para churrasco
OPCIONAL:  Furadores artesanais de círculo em vários tamanhos, furador artesanal para tag, tesoura para picotar.

PASSO A PASSO:

Corte várias folhas natalinas, se possível de vários tamanhos (4, 3, 2,5cm), e recorte vários círculos do papel poá (com aproximadamente 1,5cm) para montar os arranjos florais e separe. Corte vários círculos de cartolina branca de vários tamanhos para decorar as bordas das peças (usei de 1cm e de 0,5cm).

Nesta decoração a base é toda feita em papel vermelho.
Corte um quadrado de 30 x 30cm de papel vermelho para o sousplat.
Corte um retângulo de 16 x 19cm de papel vermelho para o porta talher.
Corte quadrados de aproximadamente 7 x 7 cm para as tags.

O charme do arranjo é o efeito 3D proporcionado pela fita banana.

Monte os arranjos florais da seguinte forma: cole as 3 folhas com um pouquinho de cola branca (pode usar um palito de dente para espalhar) pelas pontas para formar a base do arranjo. Sobre o centro do trio de folhas, cole 2 círculos de papel poá usando um pedacinho de fita banana.

Montagem de cada peça:

Sousplat: em cada um dos quatro cantos, cole com fita banana um arranjo floral já pronto conforme descrição acima. Para enfeitar o restante da borda, cole aleatoriamente vários dos círculos brancos como se fossem floquinhos de neve.
Porta talher: Dobre ao meio o retângulo de papel e cole a lateral e a parte de baixo. Tome cuidado para passar a cola apenas na beiradinha do papel, para que não cole além do necessário e tome o espaço onde devem caber os talheres. Você vai ficar com uma peça parecida com um envelope. Na parte superior aberta, corte um V de aproximadamente 4cm na frente, para que os talheres possam aparecer e fiquem sobre a parte de trás do papel. Na base do V, cole com fita banana um dos arranjos florais. Na parte inferior da peça, cole aleatoriamente vários círculos brancos como floquinhos. Se preferir pode decorar as laterais também.

Tags: Corte quadrados de aproximadamente 7 x 7 cm. Neles você poderá colar etiquetas com o nome dos pratos para identificação na mesa (por exemplo: molho acridoce, salpicão de frango), ou apenas os arranjos florais para decoração. Nas tags com etiquetas, cole arranjos florais menores e nas tags sem identificação de pratos cole arranjos florais maiores, sempre utilizando a fita banana. Cole a tag pronta na extremidade do palitinho de churrasco. Você também pode usar estas tags decorativas para colar em mexedores de drinks, colheres ou garfinhos descartáveis de sobremesa, etc.

Enfeites adicionais: Você pode incrementar a decoração usando os mesmos arranjos florais para decorar vidros reciclados que vão servir como porta talheres, porta guardanapos, luminárias para velas. Pode ainda estender a mesma decoração para seus pacotes de presente que ficarão sob a árvore.

Aproveite a inspiração natalina e solte sua imaginação. Você pode variar cores, figuras, adicionar outros elementos, como fitas e botões, o que desejar. Com certeza sua mesa ficará charmosa e original.

Se você for convidada, pode criar peças de decoração que serão um presente original para sua anfitriã.

Usando a mesma técnica, você pode decorar sua mesa para diversas ocasiões como festas de aniversário, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, etc.

Espero que aproveite!

Um abraço.

Valéria Honorato
Facebook: Valéria Honorato



Um comentário: