segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Saiba tudo sobre o Cão-guia!



O projeto Cão Guia Brasil tem como objetivos: treinar cães para guiar pessoas cegas ou com baixa visão, facilitando o acesso dessas pessoas. No Brasil, o número de cães guias é ínfimo diante do universo de pessoas que poderiam ser beneficiadas. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia revelou que existem aproximadamente cinco milhões e quatrocentas mil pessoas com deficiências visuais em nosso país. Enquanto isso, há três mil pessoas na fila de espera para obter um cão guia, sendo que apenas cerca de 70 pessoas tem o auxílio do cão. Precisamos mudar essa realidade. Vamos conhecer a história da Thays Martinez, grande responsável pelas primeiras mudanças na legislação brasileira.


Os cães-guias que existem no Brasil atualmente foram treinados nos Estados Unidos, mas existe um projeto em São Paulo que está treinando cães pra começarem a trabalhar como guias daqui a um ano. Vamos conhecer o trabalho do projeto "Meus Olhos tem 4 patas" do SESI.


Pra participar como "família acolhedora" você deverá ter disponibilidade para aprender o básico do treinamento no dia a dia com o filhote, como ensiná-lo a sentar e deitar; estar disposto a ter o filhote sempre em sua companhia, levando a locais públicos, trabalho e escola. Tem que manter o filhote dentro de casa e receber visitas periódicas dos coordenadores e treinadores do programa.


O Projeto dá uma carteira de identificação para facilitar o acesso a locais públicos, ração, assistência veterinária, apoio e orientação técnica, plaqueta de identificação, e etc.


O site do Projeto Meus Olhos tem 4 patas é: www.sesisp.org.br/caoguia


Eles não estão aceitando doações de cachorros, porque só pegam cães que tiveram pai ou avô cão-guia. As inscrições para se tornar uma família acolhedora no momento estão esgotadas, pois eles vão finalizar o primeiro projeto por completo, para depois dar início para um segundo projeto.


Existem outros dois locais que mantêm projeto cão-guia que é o da Helen Keller em Santa Catarina, para maiores informações no site www.caoguia.org.br e tem também no Rio de Janeiro o site é www.caoguiabrasil.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário