terça-feira, 15 de maio de 2012

Saiba o que aconteceu na vida da primeira deficiente visual triatleta da América Latina!




Marleide Maria da Silva (Triatleta) é consagrada a primeira deficiente visual triatleta da América Latina.

Quando deu à luz ao seu único filho, aos 22 anos, a pernambucana Marleide Maria da Silva sofreu um derrame na vista. A partir daí, descobriu que estava com retinose pigmentar, doença degenerativa que a deixaria sem visão a qualquer momento, o que ocorreu 13 anos depois. Sua irmã Neide (também deficiente visual), que já morava em Santos, contou a ela sobre um projeto esportivo para deficientes da prefeitura e foi ai que Marleide teve a chance de recomeçar.

Ela aprendeu a nadar, pedalar e correr. Para fazer tudo isso, Marleide precisa de três guias, uma para cada modalidade. 

Em 2007, fez seu primeiro triathlon: o "1º Triathlon Santa Cecília TV", em São Vicente , tornando-se a 1ª.Triatleta deficiente visual da América Latina. Hoje é Bicampeã Paulista de Ciclismo Paraolímpico;
Tetracampeã Brasileira de Ciclismo Paraolímpico, e no Parapan do México, mesmo com uma bicicleta emprestada que não era adequada às medidas da atleta e de sua guia Nelma Raizer, ambas ficaram com a 4ª colocação.

Dia 06 de Maio (domingo), em Caçapava, Marleide passou pela 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Ciclismo Paraolímpico 2012 e ficou em primeiro lugar! Ainda faltam duas etapas, que acontecerão provavelmente entre os meses de setembro e outubro.

"O esporte é uma forma de mostrar a mim mesma e aos outros que podemos nos superar", afirmou a para-atleta que sonha com a Paraolimpíada de 2012 em Londres"

Contatos:
Site: www.marleidemsilva.blogspot.com / www.costama.com.br
E-mail: nete.val.santos@gmail.com
Telefones: (13) 3877-6062 / (13) 8808-5335

Nenhum comentário:

Postar um comentário