sábado, 31 de agosto de 2013

Entenda como funciona a classificação dos Hotéis!


O critério oficial de qualificação de hotéis e pousadas foi definido pelo governo, em 2009, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO). A marca estrela é exclusiva do governo federal e apenas os meios de hospedagem avaliados segundo os critérios do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem poderão ser classificados com as estrelas. A classificação é um instrumento importante para colocar nossa hotelaria em pé de igualdade com a de outros países, ainda mais agora que o Brasil está no centro das atenções dos turistas do mundo todo, com tantos eventos grandes por aqui. Esse ano teve a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações, ano que vem tem a Copa do Mundo, e as Olimpíadas em 2016. Então é importante que o Brasil esteja dentro dos padrões internacionais. E entender a classificação das estrelas dos hotéis pode te ajudar na hora de escolher a sua hospedagem, e fazer escolhas sábias dependendo da sua necessidade e possibilidade, sem se sentir "enganado". Por exemplo, o serviço de café da manhã é obrigatório para todas as categorias de hotel (de uma a cinco estrelas). Já a existência de salão de eventos é obrigatória somente para hotel que pretende ter cinco estrelas. Ou seja, às vezes a gente procura um hotel com mais estrelas, sendo que na verdade a gente não vai nem usar tudo o que o hotel oferece! Por isso, vamos entender agora o que é essa classificação! 


UMA ESTRELA
-Serviço de recepção por 12 horas e por telefone 24 horas
-Serviço de café da manhã 
-Troca de roupa de cama uma vez por semana
-Área útil do quarto com no mínimo 9 metros quadrados, e banheiros com 2 metros quadrados 
-Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e água 

DUAS ESTRELAS
-Área útil do quarto com no mínimo 11 metros quadrados, e banheiros com 2 metros quadrados
-Sala de estar com televisão 
-Pagamento com cartão de crédito ou débito
-Troca de roupa de cama duas vezes por semana 

TRÊS ESTRELAS
-Serviço de recepção aberto por 18 horas e por telefone 24 horas 
-Área útil do quarto com no mínimo 13 metros quadrados, e banheiros com 3 metros quadrados
-Serviço de lavanderia 
-Canais de TV por assinatura
-Acesso à internet nas áreas sociais e nos quartos
-Área de estacionamento
-Climatização 
-Troca de roupa de cama diariamente 

QUATRO ESTRELAS
-No mínimo 3 serviços de instalações oferecidos no próprio Hotel (por exemplo: Salão de beleza, Baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência, locação de automóveis, agência de turismo, e etc...)
-Recepção aberta 24 horas 
-Cofre em todos os quartos 
-Berço para bebês, a pedido 
-Serviço de quarto 24 horas, além de restaurante e bar 
-TV por assinatura em todos os quartos
-Frigobar em todos os quartos 
-Estacionamento com manobrista 
-Mesa de trabalho com cadeira iluminação, ponto de energia e telefone
-Sala de ginástica e musculação 

CINCO ESTRELAS
-Área útil com mínimo de 17m² e banheiros com 4 m² 
-Camas maiores que o padrão nacional
-Disponibilidade de banheira, roupão e chinelos 
-Salão de eventos 
-Dietas e especiais (vegetariana, hipocalórica, e etc..)
-Mínimo de 6 serviços oferecidos
-Atendimento personalizado 

SEIS ESTRELAS
-Até pouco tempo atrás o único hotel seis estrelas do mundo estava na África do Sul, o The Palace of Lost City, que agora é uma rede de hotéis
-Nos arredores do hotel existe uma selva de 25 hectares, com cascatas lagos e piscinas
-338 suítes de luxo
-Spa, quadra de esportes, cassino, parque aquático, capela romântica para casamentos, safáris, clubes infantis entre outros




Assista o programa Vida Melhor, na REDEVIDA de Televisão  
De segunda à sexta-feira, das 12h30 às 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário