sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Para compreender as pessoas devo escutar o que elas não estão dizendo, o que elas talvez nunca venham a dizer. 11/02/11


Essa frase me lembra uma das lições que aprendi com um grande mestre. Ele sempre me dizia para tentar colocar o meu coração no lugar do coração do outro. Essa seria a melhor técnica de vendas....
Fui um pouco além e tentei usar isso em minha vida. Mas já adianto, que nem sempre consigo, e que é uma tarefa árdua. Impossível fazer ao pé da letra, mas possível, através dos nossos sentimentos, que vão além....aliás, vão onde quisermos chegar. Colocar o coração no lugar do outro, é mais que pensar o que o outro sentiria, é realmente sentir a dor e a alegria que podemos provocar no próximo. Isso é empatia. Empatia nos faz crescer. A primeira vez que ouvi essa expressão, fiquei encantada por ela. Estar empática a alguém, significa entender antes de mais nada que somos tão parecidos, você e eu. Os nosso sentimentos são identicos: sentimos dor, raiva, fome, amor, tristeza, medo.... Empatia é quase que fazer uma troca de corpo e alma, através do nosso pensamento e imaginação.
Ser empático nos ajuda a crescer, uma vez que a dor do outro pode gerar frutos positivos também em nossa alma, já que todas as provações nos levam a um refinamento de caráter. Ser empático ao outro nos faz focar o que realmente importa,  o que é o eterno.
O caminho mais fácil é a mágoa, o rancor, o desprezo... Compreender o outro é mesmo uma tarefa muito difícil, até porque falamos muitas vezes o que não sentimos e ouvimos o que nem sabemos se é verdade, por isso como John Powell define muitíssimo bem, para compreender as pessoas devemos escutar o que elas não estão dizendo, e completo dizendoque só compreendemos o outro tentando escutar a dor da alma e a alegria do coração. Entrar na alma e no coração requer prática....pensar no outro com amor. Imaginar o universo interior de quem está ao seu redor e o porque de suas emoções e ações. Acho lindo e incrível o mandamento de jesus em Mateus 5:44 " Amai vossos inimigos". Isso só é possível, se primeiro, formos humildes em entender que somos todos tão iguais  e se colocarmos nosso coração no lugar do outro.    Aliás,"aquele que não tiver erros, que atire a primeira pedra".
Enfim...sei que a tarefa é árdua,e não estou falando que devamos ser humilhados e olhar passivamente para tudo o que fazem contra nós, mas antes, "não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente" Romanos 12:2 . Não se chega a um lugar diferente se fazemos sempre o mesmo caminho. Prossiga para o novo, tente diferente, experimente a empatia e compreenda o outro com o amor do próprio Cristo!
Lanço pra mim esse desafio, e desafio à você tentar o mesmo. Só assim, teremos uma Vida melhor!!! Te espero hoje às 12:30 na Rede Vida.

3 comentários:

  1. Clau, eu amo esta palavra de Romanos 12:2. Realmente devemos viver cada dia com o objetivo de melhorar, de ajudar as pessoas, de acertarmos as arestas com elas...isso não é fácil, mas se nosso objetivo é refletir a luz de Cristo em nossas vidas, é o que devemos fazer, né?
    Um lindo dia pra vc.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. tenha um ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que lindo!!!nunca tinha lido essa mensagem e me tocou muitoo...tenho a certeza de que Deus usa as suas palavras pra nos tocar...

    ResponderExcluir