segunda-feira, 16 de abril de 2012

Conheça o Parque das Ruínas em Santa Teresa - RJ!



Santa Teresa é um bairro da cidade brasileira do Rio de Janeiro, conhecido pelas construções históricas e pelos bondes que circulam em suas ruas. Faz limite com os bairros do Centro, Glória, Catete, Laranjeiras,Cosme Velho, Botafogo, Humaitá, Alto da Boa Vista, Rio Comprido e Catumbi. Está localizado na Região Central da cidade,porém é considerado como um bairro da Zona Sul , por fazer divisa em sua maior parte com os bairros dessa região.


Seu IDH, no ano 2000, era de 0,878, o 34º melhor da cidade do Rio de Janeiro.
Também há, no bairro, um polo gastronômico, principalmente ao redor do Largo dos Guimarães, área nobre do bairro. Santa Teresa vem se firmando como uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro, o que faz com que muitos a considerem como "o Montmartre carioca", devido ao grande número de artistas que possuem ateliê e residem no local. Por causa desse alvoroço cultural, empresários estrangeiros estão investindo em Santa Teresa, adquirindo e reformando propriedades no bairro, como é o caso do Hotel Santa Teresa e do Castelo São Fernando. A valorização que vem ocorrendo no mercado imobiliário do bairro é fruto de um "frenesi" que toma conta dos cariocas, resultado da revitalização da Região Central da cidade.


O bairro, carinhosamente chamado pelos cariocas de "Santa", é composto de várias ladeiras tortuosas, que ligam-no aos bairros vizinhos do Centro, Glória, Laranjeiras, Cosme Velho, Catumbi, Catete e Rio Comprido. No alto, há uma impressionante vista, além dos acessos para o Parque Nacional da Tijuca e o Corcovado. O acesso é feito pelo bonde, por linhas de ônibus e por jipes turísticos.


Vivem em Santa Teresa muitos intelectuais, acadêmicos e artistas, atraídos pelas características históricas, culturais e pela qualidade de vida que o bairro proporciona. Em função desse perfil, trata-se de um bairro formador de opinião, com participação política, em movimentos populares ou mobilizações coletivas. Há também um grande número de organizações não governamentais instaladas no bairro, que prestam serviços e dão apoio às comunidades localizadas no entorno do bairro.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Teresa_(bairro_do_Rio_de_Janeiro)

Um comentário:

  1. olá preciso de contato com alguém que more em Santa Teresa, vc mora neste bairro? por favor me responda.

    ResponderExcluir