terça-feira, 14 de agosto de 2012

Saiba tudo sobre a Hanseníase!



A Hanseníase é uma doença muito antiga, com uma terrível imagem na história e na memória da humanidade. Desde a antiguidade tem sido considerada uma doença contagiosa, mutilante e incurável, provocando atitudes de rejeição e discriminação dos doentes e sua exclusão da sociedade. Essa doença infectocontagiosa é causada por uma bactéria (bacilo de Hansen) que compromete principalmente a pele e os nervos, deixando seqüelas se não for tratada precocemente.  Mas a história mudou! 

Com o avanço da medicina essa doença pode ser completamente curada! Este tratamento, hoje instituído em todo país gratuitamente nos serviços públicos de saúde, é simples e eficaz, levando a cura dos pacientes e interrompendo a cadeia de transmissão da doença assim que iniciada a primeira dose. 


As manifestações da doença geralmente são: 
  • Manchas na pele esbranquiçadas ou avermelhadas com diminuição da sensibilidade – manchas dormentes, que não doem, não coçam e não incomodam por isso muitas vezes passam desapercebidas, se localizadas em partes do corpo não freqüentemente observadas (costas, nádegas).
  • Diminuição da sensibilidade ou formigamento de extremidades de mãos, pés ou olhos, o que possibilita ferimentos, queimaduras ou ulcerações, possibilitando o desenvolvimento de complicações como infecções locais sem as pessoas sentirem dor e não procurarem assistência.
  • Diminuição ou perda de força muscular em mãos pés e pálpebras, levando a queda de objetos das mãos, ou um andar arrastado ou o ressecamento dos olhos pela dificuldade em fechar as pálpebras direito.


Saiba tudo sobre Hanseníase nessa entrevista, com a especialista Dra. Leontina da Conceição Margarido, que é Dermatologista, Profa. de Dermatologia da FMUSP. Ela tem Doutorado em dermatologia pela Faculdade de Medicina da USP, foi Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, em duas gestões. É atualmente a Presidente da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Presidente do Departamento de Dermatologia da Associação Paulista de Medicina.


Contatos:
Telefone: (11) 3459-6044 / (11) 3459-6045

Nenhum comentário:

Postar um comentário